top of page
Foto do escritornayandra galvani

Veneza - 1º dia

Atualizado: 17 de out. de 2019

“As portas estão abertas e saio para a luz úmida e rosada pisando um lance de degraus baixos e compridos. A água cintila lá embaixo no canal. Não sei para onde olhar. A Veneza das histórias é real e se estende à minha frente. Com chapéus de palha e camisas listradas, os gondolieri são esculturas de si mesmos afixadas à popa de lustrosas embarcações negras sob um sol redondo e amarelo. À esquerda fica a Ponte dos Descalços, e a bela fachada da igreja de San Simeone Piccolo abençoa os visitantes do outro lado do canal. Veneza é toda esgarçada, remendada, linda de morrer e, qual uma feiticeira, me desarma e me tira o fôlego.” Mil Dias Em Veneza – Marlena De Blasi


A Ponte dos Descalços é uma ponte da cidade de Veneza, que junto com a Ponte de Rialto, a Ponte da Academia e a Ponte da Constituição são as quatro únicas pontes que atravessam o Grande Canal. Também é designada Ponte da Estação ou Ponte da Ferrovia devido à proximidade à estação ferroviária de Santa Lúcia.

A estação ferroviária logo ali atrás

A linda igreja de San Simeone Piccolo

Olá Viajantes! É com um trecho desse livro de uma história de amor verídica que começo a contar minha experiência em Veneza. Saí de Verona de trem às 9:20 e cheguei em Veneza às 10:50. Pagamos 18 euros pelas passagens e você pode adquirir antecipadamente no site da TremItalia

Saindo da estação de trem nos deparamos com a beleza incomparável de Veneza.  Nosso hotel ficava bem próximo a estação, apenas uns 500 metros, mas tínhamos que atravessar a Ponte dos Descalços que fica ao lado da estação ferroviária. Por isso é importante lembrar de não levar malas muito grandes para não passar sufoco. Nosso hotel foi o Residenza Ca' Dario e pagamos 175 euros pelos 2 dias de hospedagem.



Achei a fachada desse hotel bem a cara das residências de Veneza

Da janela do nosso quarto tínhamos essa vista! Apaixonei!

Após deixarmos as malas no hotel, voltamos para frente da estação ferroviária para comprar o ticket do Vaporetto, que é o meio de transporte público utilizado nos canais de  Veneza. Para utilizar o Vaporetto você tem diversos valores disponíveis: 7,50 euros por 75 minutos em apenas uma direção quantas vezes quiser;ou você pode utilizar o Vaporetto em qualquer direção, por quantas vezes quiser no período respectivo contando a partir da ativação do cartão. Atualmente existem passes para 1, 2, 3 e 7 dias. 24h - 20 euros, 48h - 30 euros, 72h - 40 euros ou 1 semana - 60 euros.

​Os vaporetti (plural de Vaporetto) percorrem quatro linhas principais: 01, 02, 03, 07, 10 e 18: Linha 01: Percorre, o Grande Canal da estação de ônibus de Piazzale Roma até a Ilha de Lido; tem paradas em alguns pontos turísticos como a Praça São Marcos e a Ponte Rialto. Linha 02: Mostra os principais pontos turísticos como a Praça São Marcos e a Ponte Rialto ao longo do Canal Grande.  Linha 03: Liga Piazzale Roma com a Ilha de Murano. Linha 07:  Liga a Praça São Marcos com a Ilha de Murano. Linha 10: É a mais rápida de todas para ir da Praça São Marcos até a Ilha de Lido. Linha 18: Liga as ilhas de Lido e de Murano.

É muito importante validar o seu bilhete antes de embarcar, pois não há cobrador a bordo e, caso haja vistoria por parte da polícia local, você pode ser multado por não ter validado o bilhete. Obs.: Nos horários de pico costumam ficar bem cheios.

Nós preferimos comprar o ticket para 1 dia e pegamos o Vaporetto da linha 1 que faz todo o passeio panorâmico na cidade, passa por todo o Grand Canal e pelas principais atrações da cidade, como o Ca'D'Oro, a Ponte Rialto, o Ca'Pesaro, Academia de Belas Artes, Salute e, é claro, a Piazza de San Marco. 

Nossa primeira parada foi na Academia de Belas Artes, pois estávamos mortos de fome rsrsrs, e eu queria muito comer em uma Osteria (restaurante mais simples, com comidas tradicionais, que pertence à uma família e tem poucos funcionários) perto dali. É a Osteria Al Squero, que serve os famosos cicchetti (aperitivos originários da cidade de Veneza, no nordeste da Itália, e são servidos em pequenas porções), e fica de frente para uma "fábrica" de gôndolas.


Ca'D'Oro é um conhecido palácio de Veneza, situado no sestiere de Cannaregio e voltado para o Grand Canal. Atualmente é utilizado como museu.




Ponte Rialto vista do Vaporetto





Delícia andar pelas ruazinhas de Veneza e observar os canais.

A melhor cidade para namorar hahaha

Aperitivos da Osteria Al Squero em frente a oficina de gôndolas.

Depois dessa delícia, pegamos novamente o Vaporetto e fomos para a parada final: Lido, que é a ilha mais próxima de Veneza. Lá é mais “normal” para gente do que Veneza, pois tem casas, hotéis, ruas, carros e ônibus. Você pode visitá-la para ir à praia ou ao Cassino. Também é onde acontece anualmente o festival de Cinema de Veneza. As datas do festival vão da última semana de agosto à primeira de setembro.


Aproveitei para provar um delicioso tiramisù. É uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária da cidade de Treviso, na região do Vêneto, e que consiste em camadas de biscoitos de champagne, também chamados de biscoitos tipo inglês, palitos a la reine ou pão de ló, embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone, creme de leite fresco, ovos, açúcar, vinho do tipo Marsala e polvilhadas com cacau em pó e café.


Estava um frio danado nesse dia. Fomos na praia apenas para conhecer mesmo.

Voltamos para o Vaporetto em direção à famosa Piazza de San Marco onde fica:

  • Basílica de San Marco,  a mais famosa das igrejas de Veneza, e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina.

  • Palazzo Ducale, também conhecido como Palácio do Doge, é um símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano. No próximo post falarei da minha visita nele.

  • A bela Torre dell’Orologio, um edifício com um relógio no alto que, além das horas, mostra as fases da lua, o movimentos do sol e os signos do zodíaco. Acima, vemos o leão alado de São Marcos, e no topo, 2 estátuas tocam o sino de hora em hora.

  • E o famoso Campanário de San Marco, a torre do sino da igreja e um dos cartões-postais de Veneza. Tem 98,5 metros e é o edifício mais alto da cidade. Você pode subir no Campanário pelo elevador e ter uma vista  360º de Veneza.


​​Horário: De abril a outubro: todos os dias, das 8:30 às 21:00 horas. De novembro a março: todos os dias, das 9:30 às 17:30 horas. De 1º a 15 de abril: todos os dias, das 9:00 às 17:00 horas.

Preço Ingresso: 8€.





Torre dell’Orologio e Basílica de San Marco



Imperdível! Não deixe de subir no Campanário de San Marco.



Torre dell’Orologio


Várias lojas vendem os famosos cristais de Murano. São bem carinhos.

Palazzo Ducale

Caminhando em volta do Palazzo Ducale você vai poder ver a Ponte dos Suspiros. No próximo post vou contar sobre ela.

Saindo da Piazza San Marco nossa próxima parada foi na Igreja Santa Maria Della Salute. 




Santa Maria della Salute é uma basílica de Veneza, que se ergue perto da da Punta della Dogana. Foi construída, tal como a Igreja do Redentor e a Igreja de São Roque, como ex-voto dos habitantes venezianos por causa da peste que em 1630 dizimou a população.






Não podia faltar um gelatto.

Após esta parada pegamos o Vaporetto retornando para o hotel. Mas antes fomos jantar no Pasta & Sugo, uma rede de fast food de massas frescas e deliciosas opções de molho, com um preço bem acessível para os padrões de Veneza. A refeição com bebida saiu por 7 euros.


Em frente ao restaurante esse barco vendendo frutas, legumes, etc.


Um brinde à vida!


E no caminho de volta uma grata surpresa: uma loja da Magnum, onde você monta o seu picolé. Fiquei indecisa com tantas opções disponíveis.

​No próximo post vou contar sobre o 2º dia em Veneza. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer esse lugar único, não perca tempo e comece a se programar porque a experiência vai ficar guardada para sempre na sua memória e você não vai querer ir embora. Ficamos 2 dias em Veneza, mas se você tiver disponibilidade recomendo 4 dias.


E aí, meu post te ajudou? Se sim, deixe de um comentário abaixo e se tiver alguma dúvida, basta deixar sua pergunta abaixo que te respondo, tá!

Se você não se sente seguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, me procure! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem. Ás vezes são tantos detalhes para se pensar como dinheiro, passagens, hotéis, restaurantes, opções de passeio, tempo, deslocamento, segurança, clima ... que ficamos perdidos, não é mesmo? E como posso te ajudar?

Com uma consultoria de elaboração de Roteiro. Nesta consultoria, vou te ajudar a otimizar o seu tempo, criando um roteiro de viagens ideal ao seu perfil. Com essa consultoria você poderá economizar na viagem com pequenas mudanças, dicas de restaurantes com o melhor custo-benefício, otimização do seu tempo (dia por dia), dicas para evitar furadas... e uma viagem organizada da melhor maneira possível!


Reserve sua acomodação do Airbnb AQUI e ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva.


Você sabia que é possível cadastrar seu imóvel no Booking? Clique Aqui para cadastrar e ganhe uma recompensa após o pagamento do seu primeiro hóspede.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page