“As portas estão abertas e saio para a luz úmida e rosada pisando um lance de degraus baixos e compridos. A água cintila lá embaixo no canal. Não sei para onde olhar. A Veneza das histórias é real e se estende à minha frente. Com chapéus de palha e camisas listradas, os gondolieri são esculturas de si mesmos afixadas à popa de lustrosas embarcações negras sob um sol redondo e amarelo. À esquerda fica a Ponte dos Descalços, e a bela fachada da igreja de San Simeone Piccolo abençoa os visitantes do outro lado do canal. Veneza é toda esgarçada, remendada, linda de morrer e, qual uma feiticeira, me desarma e me tira o fôlego.” Mil Dias Em Veneza – Marlena De Blasi
Olá Viajantes! É com um trecho desse livro de uma história de amor verídica que começo a contar minha experiência em Veneza. Saí de Verona de trem às 9:20 e cheguei em Veneza às 10:50. Pagamos 18 euros pelas passagens e você pode adquirir antecipadamente no site da TremItalia.
Saindo da estação de trem nos deparamos com a beleza incomparável de Veneza. Nosso hotel ficava bem próximo a estação, apenas uns 500 metros, mas tínhamos que atravessar a Ponte dos Descalços que fica ao lado da estação ferroviária. Por isso é importante lembrar de não levar malas muito grandes para não passar sufoco. Nosso hotel foi o Residenza Ca' Dario e pagamos 175 euros pelos 2 dias de hospedagem.
Após deixarmos as malas no hotel, voltamos para frente da estação ferroviária para comprar o ticket do Vaporetto, que é o meio de transporte público utilizado nos canais de Veneza. Para utilizar o Vaporetto você tem diversos valores disponíveis: 7,50 euros por 75 minutos em apenas uma direção quantas vezes quiser;ou você pode utilizar o Vaporetto em qualquer direção, por quantas vezes quiser no período respectivo contando a partir da ativação do cartão. Atualmente existem passes para 1, 2, 3 e 7 dias. 24h - 20 euros, 48h - 30 euros, 72h - 40 euros ou 1 semana - 60 euros.
Os vaporetti (plural de Vaporetto) percorrem quatro linhas principais: 01, 02, 03, 07, 10 e 18:
Linha 01: Percorre, o Grande Canal da estação de ônibus de Piazzale Roma até a Ilha de Lido; tem paradas em alguns pontos turísticos como a Praça São Marcos e a Ponte Rialto.
Linha 02: Mostra os principais pontos turísticos como a Praça São Marcos e a Ponte Rialto ao longo do Canal Grande.
Linha 03: Liga Piazzale Roma com a Ilha de Murano.
Linha 07: Liga a Praça São Marcos com a Ilha de Murano.
Linha 10: É a mais rápida de todas para ir da Praça São Marcos até a Ilha de Lido.
Linha 18: Liga as ilhas de Lido e de Murano.
É muito importante validar o seu bilhete antes de embarcar, pois não há cobrador a bordo e, caso haja vistoria por parte da polícia local, você pode ser multado por não ter validado o bilhete. Obs.: Nos horários de pico costumam ficar bem cheios.
Nós preferimos comprar o ticket para 1 dia e pegamos o Vaporetto da linha 1 que faz todo o passeio panorâmico na cidade, passa por todo o Grand Canal e pelas principais atrações da cidade, como o Ca'D'Oro, a Ponte Rialto, o Ca'Pesaro, Academia de Belas Artes, Salute e, é claro, a Piazza de San Marco.
Nossa primeira parada foi na Academia de Belas Artes, pois estávamos mortos de fome rsrsrs, e eu queria muito comer em uma Osteria (restaurante mais simples, com comidas tradicionais, que pertence à uma família e tem poucos funcionários) perto dali. É a Osteria Al Squero, que serve os famosos cicchetti (aperitivos originários da cidade de Veneza, no nordeste da Itália, e são servidos em pequenas porções), e fica de frente para uma "fábrica" de gôndolas.
Depois dessa delícia, pegamos novamente o Vaporetto e fomos para a parada final: Lido, que é a ilha mais próxima de Veneza. Lá é mais “normal” para gente do que Veneza, pois tem casas, hotéis, ruas, carros e ônibus. Você pode visitá-la para ir à praia ou ao Cassino. Também é onde acontece anualmente o festival de Cinema de Veneza. As datas do festival vão da última semana de agosto à primeira de setembro.
Aproveitei para provar um delicioso tiramisù. É uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária da cidade de Treviso, na região do Vêneto, e que consiste em camadas de biscoitos de champagne, também chamados de biscoitos tipo inglês, palitos a la reine ou pão de ló, embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone, creme de leite fresco, ovos, açúcar, vinho do tipo Marsala e polvilhadas com cacau em pó e café.
Voltamos para o Vaporetto em direção à famosa Piazza de San Marco onde fica:
A Basílica de San Marco, a mais famosa das igrejas de Veneza, e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina.
O Palazzo Ducale, também conhecido como Palácio do Doge, é um símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano. No próximo post falarei da minha visita nele.
A bela Torre dell’Orologio, um edifício com um relógio no alto que, além das horas, mostra as fases da lua, o movimentos do sol e os signos do zodíaco. Acima, vemos o leão alado de São Marcos, e no topo, 2 estátuas tocam o sino de hora em hora.
E o famoso Campanário de San Marco, a torre do sino da igreja e um dos cartões-postais de Veneza. Tem 98,5 metros e é o edifício mais alto da cidade. Você pode subir no Campanário pelo elevador e ter uma vista 360º de Veneza.
Horário:
De abril a outubro: todos os dias, das 8:30 às 21:00 horas.
De novembro a março: todos os dias, das 9:30 às 17:30 horas.
De 1º a 15 de abril: todos os dias, das 9:00 às 17:00 horas.
Preço Ingresso: 8€.
Saindo da Piazza San Marco nossa próxima parada foi na Igreja Santa Maria Della Salute.
Após esta parada pegamos o Vaporetto retornando para o hotel. Mas antes fomos jantar no Pasta & Sugo, uma rede de fast food de massas frescas e deliciosas opções de molho, com um preço bem acessível para os padrões de Veneza. A refeição com bebida saiu por 7 euros.
No próximo post vou contar sobre o 2º dia em Veneza. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer esse lugar único, não perca tempo e comece a se programar porque a experiência vai ficar guardada para sempre na sua memória e você não vai querer ir embora. Ficamos 2 dias em Veneza, mas se você tiver disponibilidade recomendo 4 dias.
E aí, meu post te ajudou? Se sim, deixe de um comentário abaixo e se tiver alguma dúvida, basta deixar sua pergunta abaixo que te respondo, tá!
Se você não se sente seguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, me procure! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem. Ás vezes são tantos detalhes para se pensar como dinheiro, passagens, hotéis, restaurantes, opções de passeio, tempo, deslocamento, segurança, clima ... que ficamos perdidos, não é mesmo? E como posso te ajudar?
Com uma consultoria de elaboração de Roteiro. Nesta consultoria, vou te ajudar a otimizar o seu tempo, criando um roteiro de viagens ideal ao seu perfil. Com essa consultoria você poderá economizar na viagem com pequenas mudanças, dicas de restaurantes com o melhor custo-benefício, otimização do seu tempo (dia por dia), dicas para evitar furadas... e uma viagem organizada da melhor maneira possível!
Comments